+ NOVAS POSTAGENS

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O que é Cloud Rap? Definição detalhada sobre o gênero

Não conhece o Cloud Rap? Leia sobre e descubra as origens do nosso mais novo querido estilo.

Nunca, desde os anos 1980/90, os graves do Rap e do Hip Hop estiveram tão em alta quanto hoje. A diferença é que agora o gênero não se resume (definindo de maneira bem simplista -por favor não me atirem pedras, eu sei que é muito mais que isso-) a rimas e batidas bem marcadas, com bpm variando entre 90 e 140.

Da base, inúmeros gêneros híbridos começam a surgir a partir do final dos anos 90 / início dos anos 2000, e alguns deles ganharam mais visibilidade que outros. Um deles é Trap, que, pra mim, é o som da segunda década do século 21 (quem nunca dançou Harlem Shake que atire a primeira pedra). Contudo, um outro gênero parecido, que teve seu início, mais ou menos junto com o Trap (mas que eu só conheci ha pouco tempo e ainda não ouvi muito bafáfá), é o Cloud Rap.

Tá, mas o que é esse tal de Cloud Rap? É um gênero híbrido que tem raízes no Hip Hop, com a principal característica de apresentar atmosfera onírica, fazendo uso de muitos sintetizadores, notas longas, sons abstratos e incorporando elementos das batidas de indie, ambient e electro low bpm.

O nome surge quando Lil B (um dos pioneiros do gênero) disse que queria fazer música que soasse como um castelo flutuando nas nuvens (e a atmosfera é bem essa mesmo!).
Na imagem: Lil B
O mais interessante é observar o contraste presente nas músicas do gênero: é um som bem pesado, ao mesmo tempo que é leve e transcende, contudo, eu confesso, é um pouco difícil de digerir (mas é bom, acredite).

Muito ainda se discute sobre: é gênero? É sub gênero? Não sei! Alguns defendem que todo Rap e Hip Hop pode ser considerado Cloud Rap, e isso faz sentido na medida que vemos elementos oníricos em diversas músicas (pra quem duvida, dá play no último álbum da M.I.A ou do A$AP, por exemplo). A discussão é longa e eu teria que escrever um outro post só falando sobre isso, então vamos ficar com a definição mais concreta.

Fonte: BLOG DO CASULO

6 comentários: